Música Barroca - Os Estilos Italiano e Francês

O termo "barroco" denomina, genericamente, todas as manifestações artísticas - da literatura à música, pintura, escultura e arquitetura  dos anos 1600 e primeira metade de 1700.
A música barroca, pode-se dizer, é toda música ocidental correlacionada com a época cultural homônima na Europa, que vai desde o surgimento da ópera por Claudio Monteverdi no século XVII, até à morte de Johann Sebastian Bach, em 1750.
A música, nos séculos XVII e XVIII, não era, absolutamente, esta arte internacional como conhecemos hoje. Formavam-se, nos diferentes centros, estilos muito particulares que, no transcurso de gerações, se iam distanciando cada vez mais da idéia inicial. Evidentemente, existiam formas de comunicação suficientes a fim de que  se pudesse tomar conhecimento de diferenças, através de virtuosos intinerantes que tornavam conhecida a execução peculiar de seu país e que, indo  por toda parte, tinham oportunidade de apreciar os muitos estilos e linguagens musicais que, naturalmente, iam comparando entre si. Desta forma, nasce um tipo de rivalidade entre nações musicais que acaba por contribuir, ainda mais, para as características particulares e as propriedades dos estilos nacionais. O caráter teatral e individualista do barroco resultou num tipo de exibicionismo, numa manifestação da personalidade do indivíduo com todas as suas propriedades e na expressão das particularidades de um povo. É claro, que isso teria de dar-se de forma muito mais acentuada no caso das nações que possuíam o caráter popular mais nitidamente definido e delimitado e entre aquelas onde existia maior rivalidade geográfica e espiritual, ao mesmo tempo que política e cultural : a Itália e a França.
As diferenças estilísticas, que cada vez mais vão se acentuando no século XVII, são explicadas pela mentalidade oposta que separa os italianos dos franceses : Os Italianos, extrovertidos, espontâneos, sentimentais e amando o informal; os Franceses, controlados, frios, dotados de perspicácia e amantes da forma.
Os italianos foram praticamente os criadores do estilo barroco que, pela sua teatralidade e ilimitada riqueza formal, correspondia, plenamente, ao caráter deles.
 As raízes da música barroca encontram-se naturalmente, na Itália. A música francesa desta época surge, ao contrário, como uma reação.
A música barroca italiana era centrada, principalmente, no concerto e na ópera. As formas musicais eram imponentes e grandiosas; a sonoridade das cordas predominava e os sopros eram, raramente, empregados. O violino era o instrumento italiano, e nenhum outro instrumento se adaptou tão bem à sua extrovertida música . A música barroca italiana é, assim, antes de tudo, a música de cordas.
As características essenciais do estilo francês eram : a forma clara e concisa, peças instrumentais de expressão condensada, movimentos curtos e muito simples. A ópera, de um gênero, totalmente, diverso da italiana, era voltada, sobretudo, para a dança. Era como se a forma clara e rígida das danças tivesse sido criada, especialmente, para que se pusesse, em música, o estilo desta nação.
 Foi Jean-Baptiste Lully que deu à música francesa sua forma definitiva, considerada, internacionalmente, como uma alternativa à música italiana.